Renomados reprodutores e jovens promessas da seleção CV integram bateria da Alta Genetics

Um dos maiores criatórios de Nelore Mocho do Brasil, a seleção CV, de Carlos Viacava, tem na Alta Genetics uma parte importante de seu plantel de reprodutores. Pioneiro no trabalho de melhoramento genético na variedade mocha do Nelore, o criatório é referência dentro da raça, trabalhando sempre na busca por animais precoces sexualmente e com ótimo desempenho produtivo.

A parceria com a Alta Genetics envolve seis animais que se destacam em vários sumários da pecuária brasileira:



Quadradão de CV é um dos principais reprodutores do mercado de Nelore Mocho e grande destaque da marca CV nos últimos anos, consolidando-se na liderança de vendas de sêmen. No rebanho PO, vem sendo largamente utilizado, aparecendo entre os primeiros no ranking nacional. Após um breve período trabalhando no repasse da marca CV, o reprodutor volta a integrar a bateria da Alta para a próxima estação de monta. Com mais de 1.200 filhos avaliados no programa da Nelore Brasil da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), o touro possui produção muito consistente, transmitindo boa estrutura e musculatura, além de produzir animais de altíssimo desempenho, superando na desmama até produtos de cruzamento industrial com raças continentais.



Reprodutor jovem que obteve destaque absoluto por seu desempenho em sua safra, Wilson de CV possui avaliação genética excepcional, o que o coloca entre os líderes do Sumário da ANCP. Animal moderno e de biotipo desejável, ele representa a consagrada linhagem do Jaguarari de CV em vaca Backup, reunindo as qualidades de seus ancestrais, revelando-se uma grande promessa dentro da raça.



X9 de CV é um reprodutor da nova geração, destacando-se por seu excelente fenótipo e avaliação dentro de seu grupo, além de figurar entre os mais bem avaliados animais no programa da ANCP. O touro tem uma importante abertura de pedigree, tornando-se uma excelente opção para acasalamento em praticamente todas as linhagens no Nelore Mocho. Filho de Playboy da Matinha, que traz sangue de Provador IZ, X9 tem na linha baixa Apogeu de Naviraí. Por isso, conseguiu reunir as qualidades de ganho de peso do pai com a excelente habilidade materna de sua linha baixa.





Sansão de CV, filho de Jaguarari de CV com a vaca Quark COL, possui pedigree extremamente consistente, com destaque no PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), sendo TOP 0,5% para iABCZ e destaque positivo em todas as características, tornando-se uma ótima opção para se fazer ciclo completo.





Além destes, encontram-se Sudão de CV e Torrone de CV, que chegou há poucos dias e já começou a produzir. Ele se destaca pelo peso ao nascimento, requisito muito procurado atualmente.





Para Rafael Oliveira, gerente de produto Corte Zebu da Alta Genetics, é fundamental a parceria com grandes criatórios para oferecer sempre a melhor genética para os clientes. “Quando indicamos touros da seleção CV, sempre pensamos na redução do ciclo de produção, pois o seu trabalho nos dá a oportunidade de indicar touros que produzam fêmeas precoces e de ótima habilidade materna e touros com alto desempenho em ganho de peso com alto rendimento e acabamento de carcaça”, destaca.

Ricardo Viacava, CEO da Nelore CV Mocho, explica que a Alta se destaca no cenário nacional entre as centrais de inseminação por ser a líder de vendas e trabalhar com foco no Programa Nelore Brasil. “A central possui em sua bateria os principais touros da raça Nelore dentro do Sumário ANCP. Os animais que selecionamos para integrar a sua bateria são touros com este perfil, como as duas novas contratações, X9 e Wilson, que figuram entre os melhores avaliados entre todos os touros mochos do país”, ressalta.

Com um rebanho composto por 3.000 matrizes Nelore Mocho PO, a seleção CV coloca anualmente no mercado cerca de 800 touros e 500 matrizes com garantia de fertilidade e precocidade.