Três reprodutores da seleção Nelore Mocho CV são contratados por centrais

Reconhecida pela qualidade dos reprodutores disponibilizados ao mercado, a seleção Nelore Mocho CV continua contribuindo para o melhoramento genético de bovinos de corte no Brasil. Prova disso é que, somente neste ano, três animais da safra 2018 foram contratados pelas centrais Semex Brasil e Alta Genetics.

Além disso, pelo segundo ano consecutivo, a marca CV manteve a liderança em vendas da variedade mocho, de acordo com o ranking Top 100 da Revista AG, publicado no último mês de julho.

Segundo o CEO da marca CV, Ricardo Viacava, o uso de touros jovens no rebanho para acelerar e aumentar os ganhos genéticos encontra-se em crescimento. “Procuramos identificar no grupo de contemporâneos os melhores animais de cada safra para depois coletá-los, iniciar a produção e, por fim, buscarmos o ganho genético rápido. Além disso, nossa melhor ferramenta de seleção é o uso de matrizes jovens e touros jovens”, explica.

Vários criadores e centrais procuram no plantel CV os melhores reprodutores jovens, tanto para o melhoramento do rebanho quanto para a comercialização de doses de sêmen.


Encarte de CV, contratado pela Semex

Recentemente, a Semex Brasil contratou o touro Encarte de CV, que é filho de REM Bulldog em vaca Jaguarari de CV. Inscrito na Reprodução Programada 2020 da ANCP, Encarte foi classificado como o terceiro melhor touro Nelore mocho na consulta pública da entidade, sendo Top 0,1%, com índice de MGTe Genômico de 30,77.

O gerente de Corte Zebu da Semex, André de Souza e Silva, explica que a empresa conta com a genética CV em sua bateria para oferecer ao pecuarista um touro de genética consistente e que traz consigo anos de trabalho sério e criterioso. “Toda essa consistência genética associada a uma alta avaliação genética genômica aumenta ainda mais a certeza de obtenção de melhores resultados”, ressalta.

André destaca o pedigree muito atual e consistente, com destaque para os desempenhos maternal e em ganho de peso, precocidade sexual e carcaça. “É um touro muito equilibrado em suas DEPs e indicado para produção de machos de alto desempenho e excelentes fêmeas. Com certeza, Encarte de CV deve figurar entre os líderes da raça Nelore mocho”, preconiza.


Espanhol de CV

Os outros dois reprodutores foram contratados pela Alta Genetics: Espanhol de CV, filho de Bulldog de CV em vaca Banana MN, que é Top 3% com MGTe Genômico de 23,29, e Eco de CV, filho de X9 de CV em Terrantes de CV, que possui MGTe Genômico de 23,83 e é Top 2%. O ponto forte comum aos dois touros é a opção de linhagem dentro da variedade mocho.

Segundo Rafael Oliveira, gerente de produto Corte Zebu da Alta Genetics, a empresa prioriza a contratação de animais Nelore mocho da marca CV por se tratar de um criatório renomado, com um trabalho muito importante e de elevada consistência genética, o que é fundamental para oferecer segurança aos clientes compradores de sêmen. “Sabemos que, ao indicarmos touros da marca CV, nossos clientes receberão a genética que esperam, especialmente em termos de ganho de peso, precocidade e fertilidade”, salienta.

Para ele, os dois touros contratados, Espanhol de CV e Eco de CV, agregam muita força ao plantel por terem genômica e pedigree bastante sólidos e consistentes. “Sem dúvida, são mais dois animais na nossa bateria que irão se somar a Wilson de CV, Comodoro de CV, Django de CV e Bug de CV, touros consagrados e que já vendem muito bem”, elogia o gerente.


Eco de CV

Neste ano, a marca CV Nelore Mocho ofertará ao mercado um total de mil animais no leilão “De Olho na Fazenda”, uma parceria entre a Leilosul e a MB Leilões que acontece no período de 18 a 30 de setembro, com transmissão ao vivo do Canal do Boi.