Fazenda Campina recebe expedição Confina Brasil
No dia 7 de junho, a Fazenda Santa Gina, localizada no município de Presidente Epitácio (SP), recebeu a expedição Confina Brasil. Foi um momento ímpar para compartilhar informações sobre a Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e a produção pecuária estratégica, que há 14 anos vem sendo aprimorada na propriedade.
A propriedade é pioneira na ILP e se orgulha de aliar a produção de grãos à pecuária de forma eficiente e sustentável. Nos seus 1.200 hectares, são cultivados milho, milheto e forrageiras em 350 hectares, utilizando quatro pivôs para integrar diferentes combinações, como capim com milho e milheto com capim-marandu.
Embora o foco principal seja a produção de grãos, o confinamento de gado também tem um papel fundamental nas operações. Com capacidade estática para 1.000 animais, são abatidos cerca de 500 por ano, enquanto são preparados 1.000 fêmeas para reprodução e testados 800 machos para seleção genética e abate de animais jovens.
A ILP se tornou a chave para a otimização do uso da terra e redução de custos. A fazenda produz sua própria silagem, uma alternativa econômica e nutritiva para a alimentação do gado confinado. O grupo CV acredita que essa integração permite alcançar um equilíbrio perfeito entre produção, sustentabilidade e lucratividade.
O diretor da marca CV, Ricardo Viacava, destaca que o criatório recebeu com grande entusiasmo a equipe do Confina Brasil e compartilhou suas experiências e aprendizados. “Acreditamos que a ILP e a pecuária estratégica podem ser modelos para o futuro da produção agropecuária no Brasil, promovendo maior eficiência, sustentabilidade e qualidade dos produtos”, destaca.