Mais um touro da marca CV é destaque em prova de avaliação

Publicado por Leilão
Categoria:

Jovem reprodutor foi classificado no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do PNAT

Provando a superioridade genética do criatório, mais um touro da seleção CV Nelore Mocho se destaca em prova de avaliação de desempenho. No último dia 6 de agosto, a ABCZ (A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) anunciou a lista dos touros classificados no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA) do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT).

O jovem reprodutor da marca CV, com menos de dois anos de idade, foi um dos destaques do teste, que classificou 37 animais das raças Brahman, Guzerá, Sindi, Tabapuã, Nelore e Nelore Mocho. A prova avaliou 101 animais, que vieram de 59 criatórios localizados em 13 estados brasileiros.

Nesta 15ª edição, o PNAT selecionou reprodutores zebuínos registrados com idades entre 18 e 25 meses, com exame andrológico positivo para avaliação de suas progênies através do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).

No teste, os jovens reprodutores passaram por um rigoroso processo de avaliação que analisou diversas características como fenótipos relacionados com a eficiência alimentar, características de carcaça obtidas via ultrassonografia, peso vivo e avaliação visual pelo método EPMURAS. 

Os animais foram agrupados em três classes de idade: de 18 a 21 meses, de mais de 21 a 23 meses e de mais de 23 a 25 meses. Após os 56 dias de prova efetiva, foram classificados os que se demonstraram superiores à média de sua classe.

A próxima fase do PNAT acontece no próximo dia 21 de agosto, durante a 17ª ExpoGenética, onde os 37 touros jovens serão votados por criadores e técnicos de campo da ABCZ, que apresentarão os resultados do programa no dia seguinte.

 

WordPress Lightbox
Iniciar conversa
1
Escanear o código
Olá! Clique no botão e fale conosco pelo WhatsApp. Podemos ajudar.