Abate Técnico da Marca CV Encontra Resultados Surpeendentes
5
out
Inovação e Investimento em pesquisa mantém Nelore CV na Vanguarda.
Com o objetivo de comprovar que o gado Nelore pode produzir carne de excelente qualidade, capaz de atender às exigências de um consumidor que busca um produto com características sensoriais diferenciadas.
Foram abatidas 40 novilhas PO, com idade entre 20 e 30 meses, criadas, recriadas e terminadas a pasto, suplementadas por 28 dias, com 3 kg de ração.
As carcaças, ainda quentes, foram avaliadas quanto à cobertura de gordura: 92,5% delas apresentaram ótima gordura de cobertura, demonstrando a competência das novilhas da raça Nelore em produzir carcaças com excelente padrão de qualidade. Outra avaliação realizada foi em relação à maturidade fisiológica pela composição dos dentes incisivos permanentes. Doze novilhas estavam com dentição de leite (20-22 meses) e 28 estavam apenas com o primeiro par de dentes trocado (até 30 meses), comprovando a precocidade dos animais avaliados. Ao final da linha, as carcaças foram pesadas, e o rendimento de abate foi de 55%, com peso médio de 255,7 kg (17@ e 1 kg). O pH das carcaças atingiu o valor de 6,0 já na terceira hora de resfriamento, quando a temperatura da carcaça estava próximo a 30ºC. Após 24 horas de resfriamento as carcaças frias apresentaram excelente cobertura de gordura, ou seja, 95% das novilhas Nelore produziram carcaças com qualidade superior (acabamento 3, 4 e 5).
As carcaças frias também foram avaliadas pelos critérios americanos de tipificação de carcaças, visando a estimar a qualidade e o rendimento de desossa, baseado na avaliação da Área de Olho de Lombo – AOL (Quality and Yield Grades).
Em relação ao mármore, gordura entremeada no músculo, seis carcaças apresentaram leve quantidade de gordura (Select) e quatro carcaças apresentaram quantidade moderada de gordura (Choice). Quanto à gordura de cobertura na AOL, sete carcaças apresentaram de 1 a 3 mm de espessura, nove carcaças, de 4 a 6 mm, 18 carcaças, de 7 a 10 mm e seis carcaças apresentaram mais de 11 mm de espessura de gordura de cobertura no contrafilé. As carcaças apresentaram 66 cm2 de média de AOL, com valores variando de52 a 89 cm2 .
Utilizando os valores de AOL, espessura de gordura e peso da carcaça quente, podemos estimar o rendimento de desossa em 73%. Na desossa das carcaças foram produzidos diversos cortes especiais, entre eles, picanha, maminha, miolo de alcatra, alcatra completa, fraldão, T-bone, bisteca do filé de costela, contrafilé, filé mignon,cupim e costela.
Podemos concluir que as novilhas Nelore PO apresentaram-se precoces ao abate, com excelente peso e acabamento de carcaça, assim como um ótimo rendimento de abate. Além disso, 10% das carcaças apresentaram mármore em quantidade aceitável para qualificá-las como Choice. Os resultados desses atributos sugerem que a carne originada dessas novilhas deve atender às expectativas de qualidade almejadas pelo consumidor.
O futuro da pecuária brasileira depende de encontrarmos um produto competitivo e de ótima qualidade. Para termos um produto assim precisamos de um gado fértil, precoce e rústico, adaptado ao ambiente brasileiro.
A raça Nelore, o boi de capim, é adaptada às nossas condições, fértil e produtiva. Isso explica os investimentos no melhoramento genético da raça, para aumentar a fertilidade e a precocidade de nossos rebanhos.
Abaixe o relatório completo em pdf.