Carlos Viacava está entre os 10 maiores vendedores de touros zebuínos do Brasil
Carlos Viacava, da seleção Nelore Mocho CV, está entre os 10 maiores vendedores de touros zebuínos do Brasil. O ranking foi produzido pela revista AG, que divulgou os dados em sua edição de julho – Viacava está na sétima posição.
O ranking revela que mais de 50% da produção estimada de touros provados provém de quase 50 criatórios, entre eles a seleção Nelore CV Mocho, com 807 animais vendidos da raça Nelore Mocho.
Carlos Viacava anuncia está trabalhando para chegar à marca dos mil touros comercializados por ano até 2019. Um dos pioneiros no sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), o pecuarista está sempre buscando um gado fértil e precoce. “Estamos trabalhando com bezerras de 10 a 14 meses que já estão entrando na reprodução. No passado, alcançamos 70% de prenhez”, explica.
Parceiro da ANCP e do PAINT, da CRV Lagoa, no melhoramento genético do seu rebanho, o pecuarista lembra que os programas estão se aperfeiçoando cada vez mais, principalmente com a utilização da genômica. “Neste ano, metade dos touros vendidos em nosso leilão de Paulínia já possuía DEPs genômicas da ANCP. Tudo isso nos ajudará a produzir cada vez mais touros precoces, férteis e que deem lucro ao comprador”, explica.
O número de participantes da pesquisa dobrou (de 65 para 131 criatórios). Esses criatórios colocaram no mercado 26.333 reprodutores, pouco mais da metade da capacidade de produção. Na régua de corte também houve crescimento: 69 para 150. Isso representa que o 50º colocado desta edição ofertou 116% mais touros que o mesmo colocado no Top 100 2016. Com mais de 90% dos bezerros de corte nascidos de monta natural, especula-se que a demanda nacional por reprodutores gira em torno de 300 mil por ano e que a capacidade atual de produção de touros provados não ultrapasse as 50 mil cabeças.