Preparativos para o leilão CV seguem a todo vapor
Os preparativos para o início da temporada de vendas 2021 da seleção Nelore CV estão a todo vapor. A partir do dia 18 de julho serão disponibilizados na modalidade de venda direta 800 animais, entre vacas, novilhas e touros PO, todos com avaliação da ANCP e garantia de fertilidade. A oferta de animais segue até o dia 2 de agosto através do programa “De Olho na Fazenda”, do Canal do Boi.
A fim de garantir a sanidade e a fertilidade dos touros, foram iniciados os exames andrológicos e os testes sanitários de brucelose e tuberculose. Também está marcado para o dia 28 de junho a realização dos diagnósticos para a confirmação das prenhezes das fêmeas. A partir do dia 5 de julho todos os lotes serão filmados e disponibilizados para consulta completa de cada animal no hotsite da marca CV.
Ricardo Viacava, CEO da marca CV, explica que todos os animais do leilão são da safra 2019 e foram criados e recriados a campo. Três meses antes do evento, foram encerradas as medições e as avaliações genéticas e os animais passaram por um período de preparação para o leilão, com uma dieta que respeita os altos níveis de volumoso para não interferir na flora ruminal dos animais. “Temos esse cuidado para que os compradores não precisem fazer nenhuma adaptação pesada, uma vez que os animais já estão acostumados a trabalhar no pasto”, destaca.
Todos os lotes passaram pelo crivo da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), com o fechamento das avaliações da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) e passaram pelo rigoroso exame andrológico e demais exames sanitários obrigatórios, além do calendário sanitário da marca CV para garantir a fertilidade e a sanidade dos reprodutores que vão trabalhar a campo no Brasil inteiro.
Fêmeas passarão por diagnóstico para a confirmação de preenhez no final de junho
Maior vendedor de touros Nelore mocho do Brasil em 2019, segundo o ranking da revista AG, Carlos Viacava, titular da marca CV, comercializou 2.123 animais no ano passado, com destaque para a venda de 1000 touros e matrizes para reprodução, realizada em sua maior parte também pelo programa De Olho na Fazenda.
Nesta primeira etapa de vendas da marca CV, todos os touros, vacas e novilhas serão apresentados em mais de 60 horas de transmissão dentro da programação do Canal do Boi e poderão ser adquiridos imediatamente, a preços fixos. Os animais não vendidos até o dia 30 de julho serão colocados à venda em dois leilões, sendo o de touros no dia 1º de agosto, e no dia 2, o de fêmeas.
Lembrando os excelentes resultados do ano passado, Ricardo Viacava vê com otimismo essa primeira etapa de vendas, uma vez que antes mesmo do evento, muitos criadores já estão procurando os reprodutores. “Como todos os animais vão à venda a partir do dia 18 de julho, vale a pena se antecipar e escolher os animais com bastante tranquilidade e calma, podendo selecionar os melhores lotes”, finaliza.
Outro tradicional leilão da marca CV também já está com data marcada. Será realizado no dia 26 de setembro, das 14h às 24h, com transmissão do canal Terraviva. Serão ofertados 300 touros PO da geração 2019, todos com avaliação genética da ANCP e garantia de fertilidade.
Confira a prévia dos animais que serão ofertados: